CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA JR TRANSPORTES



01 – Introdução
O código de conduta e ética é um subsídio para a Missão, Visão e Valores da empresa.O código de conduta é o conjunto de princípios, comportamentos e regras de atuação de ordem ética que todos os que representam a JR TRANSPORTES em algum momento devem respeitar.
O código de ética são as diretrizes que orientam os colaboradores quanto às suas posturas e atitudes ideais, moralmente aceitas ou toleradas pela empresa enquadrando a uma conduta politicamente correta e em linha com a boa imagem que a empresa deseja ocupar.

02 – Objetivo
O código de Conduta e Ética da JR TRANSPORTES tem por objetivo principal comprometer seus gestores e colaboradores com os princípios de conduta e ética no exercício de suas atribuições.
O Código de Conduta e Ética da JR TRANSPORTES é o nosso compromisso de defender aquilo que acreditamos, seguindo uma postura responsável, ética, transparente e de respeito mútuo entre todos.

03 – Abrangência
O código de conduta e ética é aplicável a todos os colaboradores da JR TRANSPORTES e demais partes envolvidas e/ou interessadas nos negócios da empresa.

04 - Princípios Éticos
A nossa identidade é sustentada pelas atitudes diárias de cada um. É por isso que todos os colaboradores são responsáveis por conduzir os negócios da JR TRANSPORTES, pois as ações não refletem apenas no indivíduo,
mas também na imagem de toda a empresa. Todos os colaboradores da JR TRANSPORTES devem agir de acordo com as normas internas da empresa com Honestidade, Igualdade, Transparência e Integridade.

05 – Honestidade
Defendemos e praticamos no dia-a-dia a honestidade em nossas intenções, para que se tenha a transparência em todas as informações. A honestidade é exercitada em todos os gestos, atitudes e ações,
manifestada pela conduta justa, séria e sincera, para que gere o respeito e a eficácia plena nas relações interpessoais. Não importam as oportunidades que se apresentam, mantendo fiéis aos nossos valores,
temos a satisfação plena de que trabalhamos sempre com a consciência tranquila.

06 – Igualdade
Tratamos com respeito, dignidade e atenção todos aqueles com quem nos relacionamos dentro ou fora da JR TRANSPORTES. Valorizamos a diversidade, sem discriminação de qualquer espécie (raça, cor, religião, sexo, orientação sexual, idade, local de nascimento e deficiência, entre outros).
Desaprovamos qualquer forma de constrangimento e intimidação, como violência verbal, física ou psíquica, bem como quaisquer formas de assédio, que serão inaceitáveis e avaliadas pelo Comitê de Conduta Ética.

07 – Transparência
Temos como objetivo uma gestão altamente transparente. Procuramos manter a comunicação permanente e somos verdadeiros em todas as informações divulgadas. Asseguramos a livre manifestação de pensamento em todos os níveis.Mantemos a comunicação aberta com todos os colaboradores da empresa através do Canal de Comunicação,
aonde cada sugestão, solicitação ou reclamação é avaliada pelo Comitê de Conduta Ética.

08 – Integridade
Desenvolvemos nossas atividades de forma correta e honesta, preservando e fortalecendo nossos princípios morais e éticos. A integridade dos colaboradores não oscila de acordo com o momento presente ou de acordo com a sua conveniência desrespeitando leis,
normas e regulamentos que valem para toda a sociedade. Dentro da empresa há pessoas em quem confiamos, porque elas mantém sua palavra, honram seus compromissos e conservam na prática o que recomendam aos demais colaboradores.

09 - Conflito de Interesses
O conflito de interesses, acontece principalmente nas situações em que a atuação do Profissional, coloca a busca de benefícios próprios ou de terceiros à frente dos interesses da Organização.
Deverá ser evitado qualquer acordo ou entendimento relativo a favores ou benefícios em troca de gratificações pessoais. A JR TRANSPORTES e seus colaboradores não pagam e nem oferecem pagamentos ilícitos ou subornos com a intenção de obter ou manter negócios.
Somente aceitamos doações, brindes e presentes que façam parte da estratégia de comunicação dos nossos clientes, parceiros ou fornecedores, e que sejam amplamente distribuídos para os colaboradores da empresa. Agimos com bom senso no recebimento de presentes,
cujos valores sejam inadequados a uma relação profissional. Oferecemos brindes e presentes aos clientes, parceiros e fornecedores da JR TRANSPORTES sempre de acordo com a nossa estratégia de relacionamento.
Atitudes que envolvam pagamentos ou recebimentos de objetos ou valores indevidos que se caracterize suborno, propina e corrupção serão punidas. Com a aprovação da diretoria a empresa efetua doações com embasamento nos princípios da responsabilidade social.

10 – Segurança da Informação
Mantemos a confidencialidade de todas as informações ainda não divulgadas ao mercado e público em geral. Todos os colaboradores da JR TRANSPORTES exercerão suas funções de forma ética e transparente garantindo a propriedade intelectual da empresa,
sendo vedada a prática de copiar em qualquer meio ou lugar com finalidade de uso para benefício próprio ou de terceiros. Tratamos com a devida confidencialidade as informações estratégicas sobre nossos fornecedores, clientes, prestadores de serviços e parceiros comerciais.

11 – Violação ao Código de Conduta e Ética
A empresa mantém o Comitê de Conduta Ética composto por membros nomeados pela alta administração aonde é responsável pelo cumprimento do Código de Conduta e Ética de modo a assegurar sua eficácia e efetividade.

12 – Penalidades
As penalidades aplicadas estão previstas no Regulamento Interno da empresa, de conhecimento de todos os colaboradores, que compreendem desde a orientação verbal até o eventual desligamento por justa causa.

13 – Proteção e Uso Adequado dos Ativos da Empresa
Realizamos um check list para manter o bom funcionamento dos equipamentos, fornecemos treinamentos para capacitar todos os colaboradores para o uso adequado das máquinas e equipamentos.

14 – Canal de Comunicação
A JR TRANSPORTES mantém um canal de comunicação aberto a todos os colaboradores, clientes, fornecedores e demais partes envolvidas e/ou interessadas nos negócios da empresa.

15 – Ambiente de trabalho
A JR TRANSPORTES empenha-se ao máximo para oferecer a seus colaboradores um local de trabalho seguro e agradável. Para manter a segurança de todos os nossos colaboradores, fornecemos todos os equipamentos de proteção coletiva e individual, além de manter a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes .
Buscamos a criação de um ambiente de trabalho que estimule o desenvolvimento das pessoas e o reconhecimento pelo desempenho alcançado através dos benefícios oferecidos pela empresa.
O respeito ao próximo cria um excelente ambiente de trabalho, evitando qualquer forma de constrangimento a si ou aos outros.

16 - Meio Ambiente
Buscamos o uso consciente dos recursos naturais. Estimulamos a adotarem práticas de gestão que respeitem a ética e a preservação ao meio ambiente.
A empresa tem o compromisso de estabelecer, manter e aperfeiçoar continuamente o sistema de gestão ambiental.